Depressão

Depressão

Publicado em:  19/07/2018

“O mundo acontecendo lá fora, e a minha vontade é ficar cada vez mais dentro do meu quarto, de preferência escuro e sem ninguém batendo na porta”. O depoimento que pode parecer de uma pessoa que precisa apenas descansar, mas na verdade é o que pensa uma menina de 14 anos que sofre de depressão.

O testemunho foi feito a uma jornalista que entrevistou a garota enquanto ela fazia o tratamento para tentar se livrar desse mal que afeta cada vez mais indivíduos pelo mundo.

Segundo a OMS Organização Mundial da Saúde, atualmente a depressão atinge 4,4% da população mundial, chegando ao incrível número de 322 milhões de pessoas. No Brasil esse índice é ainda maior, batendo os 5,8% alcançando a marca de 11,5 milhões de brasileiros.

Nos últimos 10 anos, a depressão cresceu quase 20% e estima-se que até 2020 seja a doença mais incapacitante do mundo. Um dilema para todo trabalhador, já que é justamente a rotina de pressão, concorrência, cobrança por resultados, são apontadas como as principais causas desse estado. Esse quadro aliado ao esgotamento emocional e a transtornos de ansiedade transformam uma pessoa normal.

Além de lidar com a doença, ainda é necessário aprender a driblar o preconceito, apesar de ser uma questão mundial, a depressão ainda é tratada por muitos como frescura ou apenas uma fase ruim, que depende apenas da pessoa se motivar novamente.

A XI Jornada Paranaense de Psiquiatria e o I Simpósio Internacional da Associação Psiquiátrica da América Latina APAL - Brasil vão dedicar horas preciosas para discutir esse tema.

O ex-jogador profissional Alex Meschini, multi campeão por vários times do mundo, com passagem inclusive pela seleção Brasileira vai falar sobre depressão. O atleta do futebol foi convidado justamente para passar um pouco do que é a montanha russa emocional da vida de um esportista, e como esse mundo pode ser cheio de armadilhas que levam a depressão. Serão informações valiosas para ajudar os profissionais que atendem a esse tipo de paciente e querem entender mais sobre o assunto.

Venha nos ajudar a desmistificar ainda mais esse assunto.

Se inscreva logo na XI Jornada Paranaense de Psiquiatria e o I Simpósio Internacional da Associação Psiquiátrica da América Latina Apal/ Brasil que será em Foz do Iguaçu nos dias 2, 3 e 4 de agosto no Hotel Mabu Inteludium.



<< Voltar