Descrição:
Há décadas pesquisadores e clínicos observam a ocorrência de condições psiquiátricas concomitantes que seguem o padrão evolutivo de apenas uma entidade nosológica. Muito se questionou sobre a verdadeira existência de "comorbidades" em Psiquiatria, em especial quando a comorbidade é a regra em determinados grupos de pacientes. Tal observação fica evidenciada, por exemplo, em pacientes que desenvolvem transtornos por uso de substâncias e exibem sintomas característicos de um transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH).
Em geral, o tratamento de apenas uma dessas duas condições comórbidas não é suficiente para determinar uma melhora clínica robusta ou ainda uma recuperação funcional adequada. Pois bem, para agrupar, compreender e melhor assistir tais pacientes, surge o conceito de Patologia Dual, uma nova entidade sindrômica psiquiátrica.
A partir da existência de uma alta prevalência de comorbidade em dependência química e doenças mentais, a Patologia Dual modificou o conceito de assistência médica para esses pacientes. Durante a aula, o palestrante pretende apresentar a conceitualização, implicações na clínica e possíveis direcionamentos futuros em pesquisa.
Participe. Vagas limitadas!
Taxa: R$ 100,00 para médicos. Associados quites com a APPSIQ/ABP, residentes e especializandos em Psiquiatria têm 50% de desconto, ou seja, a inscrição sai por R$ 50,00.
Inscrições: Preencha e envie o formulário no link abaixo, faça depósito bancário identificado na conta da APPSIQ (Banco Itaú Ag 1568 Cc 22878-5 CNPJ 77974020000198) e envie o comprovante via WhatsApp (41) 99265-7585 ou e-mail
secretaria@psiquiatria-pr.org.br
Clique
aqui e acesse o formulário de inscrição.