Histórico da APPSIQ

No dia 23 de junho de 1967 um grupo de psiquiatras paranaenses fundou a Sociedade Paranaense de Psiquiatria, que contava com 25 sócios fundadores e tinha a missão de valorizar a especialidade no estado, além de promover um crescimento científico e profissional para a classe médica e a comunidade.

São eles: Salvador Valera Sanchez, Tito Fábio Ferraz Moreira Salles, Hélio Rotemberg, Rubens Lacerda Manna, Mário Pilotto, Nelson Ronconi, Cândido de Mello Neto, José Romildo Grabowski, Irajá Correia Tramujas, Carlos Augusto Colonnese Pinto, Eduardo Mário Camargo, Ronald Luz, Levi Miró Carneiro, Duilton de Paola, Levy Silva, Flávio Mariano Rivas, Max M. Zugman, José Carlos Abreu Lima, Ana Bruck da Silveira, Octávio Augusto da Silveira, Newton Carvalho dos Santos, Maria Teresa da Silveira, Leonardo Grabois, Laufran Macedo Xavier Villanueva, Liomoacyr Pedroso.

A primeira diretoria eleita era composta por Cândido de Mello Neto (presidnte), José Romildo Grabowski (secretário) e Eduardo Mário de Camargo (tesoureiro). Depois da fundação, houve um crescimento significativo da especialidade no Paraná. Muitos estudantes de medicina passaram a acompanhar reuniões, participar de plantões em instituições psiquiátricas e fazer estágios supervisionados.

Os pioneiros sócio-fundadores transmitiram às gerações seguintes experiência, conhecimento e exemplo ético profissional. O que, em parte, ajudou a criar Programas de Residência Médica em Psiquiatria e os cursos de especialização hoje existentes, tornando a psiquiatria paranaense reconhecida nacionalmente.

Com o tempo, a já Associação Paranaense de Psiquiatria (APPSIQ) passou a ser federada à Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e segue até os dias de hoje como a única Associação no estado do Paraná legalmente constituída e chancelada pela ABP. Uma integração que permite a participação e realização de congressos, em diferentes épocas e momentos, mas com o mesmo compromisso de divulgar a produção científica e o que há de mais moderno e avançado nos temas ligados à psiquiatria. Atualmente a Associação Paranaense de Psiquiatria- APPSIQ é referência de associativismo a nível nacional.


FINALIDADES

Consolidada como Departamento de Psiquiatria da Associação Médica do Paraná e Filiada da Associação Brasileira de Psiquiatria, a SPP tem como finalidade, além de congregar os médicos que exercem a Psiquiatria no Estado do Paraná, de defender os interesses dos sócios e de representar o Paraná perante a Associação Brasileira de Psiquiatria. Neste sentido a SPP  se empenha para:

  1. Promover o intercâmbio dos diferentes centros em que se cultive a Psiquiatria,
  2. Promover a formação de núcleos de ensino e eventos científicos no Estado, com o objetivo de se constituírem em locais onde sejam propiciadas atividades afins,
  3. Promover intercâmbio com os Serviços de Psiquiatria nacionais e internacionais,
  4. Zelar pelo bom nome da Psiquiatria,
  5. Esclarecer à Comunidade em assuntos referentes à área e
  6. Prestigiar as normas da Associação Brasileira de Psiquiatria e Associação Médica do Paraná às quais é filiada.