Psiquiatra associado da APPSIQ é destaque no estado.

Publicado em:  05/09/2019

Com trabalho voluntário em escolas, Dr José Cleber Feliciano Ferreira busca promover prevenção ao suicídio.


O médico psiquiatra de Guarapuava José Cleber Feliciano Ferreira, membro da Associação Paranaense de Psiquiatria, está realizando trabalho inédito no Brasil.

De forma voluntária, esta percorrendo todas às escolas da rede pública municipal proferindo palestras para jovens sobre depressão e suicídio, com foco na prevenção.

É o projeto Viva a Vida, com previsão de duração aproximada de um ano. O objetivo é ir nas 31 escolas da rede estadual do município, além de empresas. São em média duas palestras por semana, para um público médio de 300 pessoas.

De acordo com o especialista, os jovens estão sedentos por estas informações porque são temas que fazem parte da realidade de muitos. “Sabemos que é a segunda causa de morte entre este público e eu percebi que, mais do que tratar a saúde mental de quem tentou cometer suicídio, devemos focar na prevenção deste tipo de atitude. Foi assim que surgiu a ideia do projeto Viva a Vida, da necessidade que senti de levar informações para os jovens, fazê-los identificar os fatores de risco e entender que depressão tem tratamento”, explicou.

Desde o início de agosto, Dr José Cleber Feliciano Ferreira já falou sobre o assunto para mais de 800 pessoas, tendo ministrado palestras em quatro escolas diferentes e para o programa Jovem Aprendiz de uma rede de supermercados. No caso da empresa, solicitou como valor de troca 20 cestas básicas, as quais doou para entidades sociais.

Além disso, a convite da Câmara Municipal, fez uma participação especial na sessão do dia 27 de agosto para falar sobre o projeto, depressão e suicídio para os Vereadores. Oportunidade na qual, inclusive, sugeriu através de ofício ao Poder Legislativo e à Prefeitura que Guarapuava participe da campanha nacional iluminando de amarelo alguns pontos da cidade durante o mês de setembro, com o objetivo de alertar a comunidade sobre a importância da prevenção ao suicídio.

Com a temática do Setembro Amarelo, assim que retornar do Congresso de Psiquiatria em Copenhagen, na Europa, no dia 11, Dr José Cleber Feliciano Ferreira fará uma série de palestras, incluindo escolas, a Unicentro – Universidade Estadual do Centro-Oeste, Ordem dos Advogados do Brasil, Associação Médica de Guarapuava, SESC e Polícia Militar.

“O projeto está sendo muito bem aceito e procurado. E eu fico feliz por poder dar a minha contribuição”, destacou o médico.




<< Voltar