Publicado em: 28/02/2023
Autora: Ana Paula Mendes, acadêmica de medicina, associada da cidade de Maringá-PR.
Acredite e realize sonhos!
Olá, me chamo Ana Mendes, e venho compartilhar com você leitor a minha história de vida para dizer que sonhos existem. E sim!!! Podemos realizá-los. Hoje, aos 40 anos, estou no terceiro ano da faculdade de medicina (meu sonho de criança), e chegar até aqui só foi possível porque acreditei em mim, no meu potencial, venci muitos medos mas, acima de tudo, porque tenho apoio de amigos e uma família “de gigantes”, que com certeza são minha base e minha força diária.
Mas vamos lá. Antes de chegar até aqui, me formei em fisioterapia e atuei durante quase 20 anos. E vou dizer, fui muito feliz nessa linda profissão. Construí um currículo maravilhoso, e muito além disso, ajudei milhares de pessoas, cumprindo meu propósito de vida. Não apenas reabilitei, como sempre incentivei meus pacientes, mesmo com todas as dificuldades a não desistirem. Sempre gostei muito de utilizar os recursos da psicologia positiva para apoiá-los e mostrar que a nossa mente e a forma de ver a vida é tudo. Querer é poder, é vencer as dificuldades, é construir os sonhos e realizá-los, mas acima de tudo é acreditar na sua capacidade e olhar a vida por um viés positivo, mesmo em meio a tantas adversidades.
Nos últimos 10 anos, minha atuação foi como fisioterapeuta em uma UTI Neonatal em Santa Catarina. Deixei minha vida já tranquila no Rio Grande do Sul, onde tinha uma agenda lotada, para um recomeço como concursada pública. Era mais um sonho que se realizava. Passar num concurso público e morar na praia. Mas te confesso. Foi um começo desafiador, mesmo com toda a prática com centenas de pacientes e com a experiência acadêmica. Já havia sido professora universitária, feito mestrado, participado de vários congressos, publicado artigos.
Foram muitas lágrimas e jornadas longas de trabalho, mas valeu cada recém-nascido e cada família que atendi nessa UTI. Nesses 10 anos construí uma linda história, fui reconhecida pela minha dedicação e humildade, fui perseverante, aprendi muito, e modéstia a “Ana fisio”, construiu uma história de confiança e muito amor com toda equipe e pacientes. E não posso deixar de contar. Para fechar as contas na nova vida, precisei também vender roupas, bolos, ser babá.
Problemas com certeza sempre vamos ter, mas desistir não faz parte dos meus planos. Demorei para decidir me tornar mãe, mas aos 37 anos a Malu chegou, e junto com ela senti que eu poderia ainda mais. Apesar de filhos sempre nos darem muita preocupação e trabalho, Malu me deu forças e coragem, me despertando o sonho de criança adormecido, quando aos 7 anos eu falava que iria ser pediatra.
Foi nessa fase que me questionei. Por que não agora? Já tenho minha família, uma filha linda, experiência de vida e profissional, já dormi em colchão com ninho de pulgas, sai do Paraná aos 24 anos apenas com uma mala e fui parar no Rio Grande do Sul, por que não correr atrás da tão sonhada faculdade de medicina, e assim continuar ajudando as pessoas que é o que amo e faço tão bem?!
Decisão difícil, pois não era tão simples assim. Passar em um vestibular, largar meu emprego, minha família e me tornar estudante de medicina. Mas minha força interna e meu pensamento positivo, muita dedicação e a ajuda da minha família tornaram esse sonho possível.
Pra chegar até aqui, precisei de ajuda da minha Psiquiatra. Afinal foi um tempo de mudanças, adaptações, ansiedade e claro, um novo recomeço em meio a uma pandemia, e mais uma vez tive que deixar minha família, meus amigos e meu concurso em SC, e assim voltei para o Paraná. Como Deus não falha, com apenas um vestibular fui aprovada, e Ele vai colocando as pessoas certas na nossa jornada. Por falar em jornada, foi no ano passado quando participei do meu primeiro evento como estudante de medicina na Jornada Paranaense de Psiquiatria, me doando de corpo e alma para auxiliar a equipe organizadora desse evento maravilhoso. Foi quando tive a oportunidade de conhecer profissionais maravilhosos, dentre eles o Dr. Julio Dutra, ser humano excepcional que me despertou o encanto para a Psiquiatria. E por isso hoje estou aqui como associada e estudante. A Psiquiatria encheu meus olhos e meu coração.
Por tudo isso que já passei e ainda vislumbro, digo a você leitor, associado, profissional. Se você já fez milhões de coisas na sua vida, mas seu coração e sua mente ainda tem outros sonhos, outras vontades, não desista. Corra atrás, valorize seus talentos, o seu melhor, acredite no seu potencial. Procure ajuda quando sentir necessidade, vença seus medos, e acima de tudo, seja humilde e não tenha vergonha de ser Feliz e ser quem você deseja!!!!
Essa é minha história, que ainda tem um caminho longo, mas com a certeza de que estou trilhando com brilho nos olhos e amor no coração! Escreva a sua, e mude seu cenário quantas vezes for necessário, acredite no seu eu, e seja Feliz da sua maneira, e conte com muito orgulho a sua história também!!!
Com carinho,
Ana Mendes
Estudante 3º ano de Medicina