OPINIÃO DO ASSOCIADO

Publicado em:  10/03/2023


Autor: Dr. MURILO DZIECINNY FERREIRA, ASSOCIADO DA CIDADE DE CURITIBA-PR

CRM 41495 PR 



As mais impressionantes façanhas humanas são o agregado de elementos inumeráveis isolados que nada têm de extraordinário. Se a gente cresce com os golpes duros da vida, também podemos crescer com os toques suaves na alma.

A Saúde Mental não se restringe ao entendimento da fraqueza e do dano, mas também é o estudo da qualidade e da virtude. Tratar não significa apenas consertar o que está com defeito, mas também cultivar o que temos de melhor.

A gente aprende, logo no início da Psiquiatria, ao realizar a súmula psicopatológica, quando da descrição do exame do estado mental de um paciente, que “ambitimia” é o termo utilizado para descrever a presença de sentimentos opostos/contraditórios que são concomitantes - e que se referem ao mesmo objeto, pessoa ou situação. Seria esta a palavra que representaria o meu afeto, neste momento. Feliz e grato, pelo processo que foi vivido, ensinamentos e pessoas que ajudaram a escrever esta história; mas também triste pelo fim e já saudoso dos momentos experienciados.




Foram 3 anos de curso e de muito aprendizado. Mais que conhecimento técnico - necessário e de mais fácil acesso, já que podemos adquiri-lo através dos estudos - sou grato e feliz por cada um que fez e faz parte desta caminhada. Acabamos evoluindo profissionalmente, mas, sobretudo, pessoalmente.

Há dois dias, um paciente internado na Clínica encerrou uma reflexão do último grupo terapêutico - entre dezenas - que participei ao longo desta jornada até aqui, dizendo “assim é a vida, faz parte”. E é exatamente isso.

Gratidão por tudo que aconteceu neste período! E a gente não para… Agora, um novo ciclo se inicia.

Lembrando sempre que viver com felicidade é devolver ao Universo em performance aquilo que a natureza nos deu em possibilidade.

Nossa missão: compreender o mundo de cada ser humano, respeitar as diferenças e brindar as descobertas. O sentido da vida é encontrar o seu dom e o propósito dela é compartilhá-lo.


TAGS


<< Voltar